top of page

Sobre o ataque racista a dois trabalhadores imigrantes no Porto, no dia 10 de Setembro de 2024

set 11

2 min de leitura

2

112

0


Logotipo do GARA


O G.A.R.A. - Grupo de Ação Revolucionária Antifascista vem por este meio comunicar o seu repúdio perante os ultimos ataques racistas da passada terça-feira na cidade do Porto, durante os quais o agressor esfaqueou dois trabalhadores imigrantes, roubou e proferiu diversas palavras de odio e racistas. Este tipo de ataques têm vindo a ser cada vez mais frequentes e violentos nos últimos anos, são intoleráveis e devem ser fortemente reprimidos e combatidos tanto pelas autoridades competentes como também pelo conjunto da sociedade civil.


Tais ações criminosas são o reflexo do discurso de ódio promovido pelo partido Chega mas, também, por grupos criminosos neonazis que atuam em Portugal, como o grupo 1143, liderado pelo criminoso reincidente Mário Machado e já conhecido por estar ligado a outras agressões que ocorreram durante o mês de Maio no Porto.


Relembramos também que a extrema-direita sempre procurou dividir o povo em raças, etnias, religiões etc….com a finalidade de combater a união dos trabalhadores e assim, garantir a manutenção dos privilégios das elites. Que ninguém se deixe enganar, a extrema-direita nunca esteve nem estará preocupada com o “povo português” mas sim, em manter o povo dividido e alimentar o ódio entre as diferentes comunidades que compõem a nossa sociedade.


As ligações entre o Partido Chega e o grupo criminoso neonazi já são assumidas


Importante também ressalvar a responsabilidade do Presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, que face aos alertas e avisos por parte de várias organizações no Porto, decidiu continuar a tolerar e a normalizar  estes grupos autorizando manifestações claramente identificadas como racistas e xenófobas. 


Apenas podemos hoje deixar um novo aviso. O povo português não irá continuar muito tempo à espera que as autoridades e o Governo resolvam o problema da extrema-direita criminosa em Portugal e o perigo que representa para qualquer cidadão do nosso país. Se for forçado a tal, não tenham dúvidas que o próprio povo irá resolver o problema. Mais uma vez, reforçamos que o GARA defende valores humanistas de igualdade, de tolerância, de fraternidade, e que estará sempre na primeira linha do combate contra as tentativas de ressurgimento do fascismo em Portugal. Morte ao fascismo ! Liberdade ao povo !



 

Grupo de Ação Revolucionária Antifascista - Núcleo Nacional

Comentários

Share Your ThoughtsBe the first to write a comment.
bottom of page